Não Coloque o CPF no Curriculum Vitae
Muitas pessoas têm inúmeras dificuldades no momento de redigir seu curriculum vitae. Uma das dúvidas mais frequentes é se deve-se colocar o número de CPF no currículo.
Consultamos alguns recrutadores com anos de experiência em processos de seleção de pessoas e a resposta unânime foi:
A única exceção a esta regra segundo esses profissionais é quando a empresa solicita no texto da oferta da vaga que os candidatos preencham esta informação.
O motivo é simples: o CPF é absolutamente desnecessário no processo seletivo. Como os recrutadores geralmente lidam com centenas (as vezes milhares) de currículos em um processo eles não têm tempo a perder.
Quanto mais sucinto e coeso for seu curriculum vitae melhor pra você. Você talvez não ganhe pontos extras com o recrutador mas não correrá o risco de os perder por poluir a apresentação do documento com uma informação completamente irrelevante.
Outro motivo para suprimir esta informação é sua segurança, já que o CPF é uma informação um tanto quanto sensível. Infelizmente nunca podemos saber as intenções dos funcionários responsáveis pelos curriculos recebidos pela empresa que está com a vaga em aberto.
Alguém de má fé do lado de lá pode pegar essa informação e tentar se passar por você, por exemplo, para fazer um pedido de cartão de credito em seu nome. Quanto menos informações pessoais essa pessoa tiver a seu respeito, menos risco você corre. Melhor prevenir do que remediar, não é?
Você pode encontrar outras informações úteis sobre como fazer um curriculum no site http://www.meucurriculum.com.
Este site ainda apresenta vários modelos de curriculum prontos que podem te ajudar bastante em sua busca por um novo emprego.